Celebração decorreu no Clube Militar Naval
Revista de Marinha

No passado dia 31 de Janeiro, a ENN – Editora Náutica Nacional comemorou os 80 anos da sua publicação Revista de Marinha, em cerimónia que decorreu no Clube Militar Naval, em Lisboa, com a presença de quatro netos do primeiro Director da revista, Maurício de Oliveira, entre outras personalidades.

Na ocasião, o Director da publicação, o Almirante Alexandre da Fonseca, recordou os dois primeiros Directores de Revista de Marinha (Maurício de Oliveira, de 1937 a 1972, e Gabriel Lobo Fialho, de 1976 a 2009), fez um balanço de 2016, que considerou “um ano tranquilo”, e uma antevisão de 2017, o ano do número 1.000 da revista, de novos livros e dos «Encontros do Mar».

No entanto, a intervenção de fundo ficou a cargo de José Ribeiro e Castro, subordinada ao tema «Sem Mar Não Há Portugal», na qual considerou que o mar está no DNA de Portugal e que o país tem um desígnio que nos marcou e que resultou da nossa formação nacional.

Além do papel do mar na identidade nacional, José Ribeiro e Castro admitiu que Portugal viveu uma crise na sua relação marítima, tendo olhado para o mar como fardo. Uma realidade que desde há cerca de 15 anos parece desvanecer-se, com o reencontro de Portugal com o mar, apesar de alguns discursos trocistas, considerou o orador.

Para que se cumpra o verdadeiro desígnio, porém, falta criar a Comissão Parlamentar das Políticas do Mar, considerou. “Porque o reencontro com o mar não pode ser efémero” e só essa comissão garantiria a continuidade das políticas do mar, imune aos ciclos políticos e às circunstâncias de ocasião.

No final, foram sorteadas duas viagens de cruzeiro entre os assinantes da Revista de Marinha.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill