Instituto Hidrográfico

Um oficial hidrógrafo da Marinha a prestar serviço no Instituto Hidrográfico (IH) vai participar na campanha do Projecto Galileo IHM-2, no âmbito da XXII Campanha Antárctica Espanhola 2016-2017. A presença do militar português nesta campanha resulta de convite efectuado pelo Instituto Hidrográfico da Armada Espanhola.

O projecto decorre desde 8 de Fevereiro e até 14 de Março, a bordo do navio de investigação oceanográfica da Armada Espanhola BIO Hespérides e “terá como objectivos testar na região da Antárctica o serviço GNSS Galileo (Global Navigation Satellite System), em serviço aberto, Open Service) e PRS (Public Regulated Service), e executar levantamentos hidrográficos na região Antácrtica para produção cartográfica”, esclarece a Marinha.

De acordo com a Marinha, “esta cooperação entre os Institutos Hidrográficos de Portugal e de Espanha, ao ser realizada em mar e em latitudes extremas, representa um importante passo no processo de validação do Galileu-PRS, constituindo uma oportunidade única para ambos os países no âmbito do contributo para a segurança da navegação e do conhecimento do fundo marinho”.



Um comentário em “Oficial da Marinha participa em projecto da Armada espanhola”

  1. Orlando Temes de Oliveira diz:

    Porque não será mencionado o nome do Oficial da Marinha? É uma missão secreta? Será que o oficial é muito tímido e não quer que se saiba? Será que o IH não permite divulgar nome de quem tem competência para tal missão?
    Que se saiba, em qualquer lugar, o trabalho é feito pelo homem e não pela instituição

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill