biodiversidade

A 2.ª Conferência Internacional NetBiome-CSA “Impulsionar a Cooperação na Investigação sobre Biodiversidade: O Roteiro NetBiome para Regiões Ultraperiféricas e Países e Territórios Ultramarinos Europeus”, agendada para 6 de Abril, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, vai ser co-organizada pelo Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos, Vice-Presidente do Intergrupo do Parlamento Europeu sobre Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, será o anfitrião. O programa da conferência irá incidir nos principais resultados do projecto NetBiome-CSA, com destaque para um documento com recomendações de políticas estratégicas e de prioridades de investigação emergentes na área da biodiversidade.

Segundo o Gabinete de Comunicação do Governo dos Açores o documento resulta de um trabalho realizado ao longo de três anos em colaboração com mais de 150 actores relevantes, incluindo empresas, organizações não governamentais, universidades, governos e sociedade civil.

O NetBiome-CSA, coordenado pelo Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, é financiado em um milhão de euros pelo sétimo Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da União Europeia e envolve 13 parceiros, entre os quais sete governos, institutos públicos ou agências de desenvolvimento de regiões e territórios de áreas tropicais e subtropicais europeias do Atlântico, Índico e Pacífico.

Convém referir que cerca de 70% da diversidade de espécies da Europa está localizada nas Regiões Ultraperiféricas (RUP) e nos Países e Territórios Ultramarinos (PTU) europeus.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill