O novo drone, ou veículo aéreo não tripulado, tem entre as suas principais características, poder ser lançado a partir de um Destroyer ou uma Fragata, levantando na vertical como um helicóptero e voar a seguir como um avião.

A DARPA e Centro de Pesquisa da Marinha dos Estados Unidos, acabam de apresentar o projecto de um novo drone ou veículo aéreo não tripulado que terá entre as suas principais características poder levantar voo verticalmente, como um helicóptero, a partir de um pequeno convés de um navio como um Destroyer ou uma Fragata, e voar a seguir como um avião.

A construção pela Northtrop Gruman de um novo protótipo deverá ser iniciada em 2017 para testes reais em 2018, estando neste momento a ser já testado nos túneis de vento da NASA uma réplica produzida à escala 1/5 de forma a compreender melhor a respectiva aerodinâmica do novo modelo.

Concebido parra missões de reconhecimento e vigilância de longo alcance, a par da possibilidade de detecção de alvos e consequente ataque, mesmo nas condições mais adversas condições, o novo drone corresponde a uma espécie de asa voadora que pousa pela cauda mas, tendo levando, permite uma manobra de alteração de posição que o transforma, de facto, na tal asa voadora com um sistema duplo de hélices propulsoras montadas no respectivo nariz.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill