Uma parceria relacionada com energias renováveis marítimas em que participa uma região portuguesa (Região Norte) foi seleccionada para uma acção-piloto da Comissão Europeia que visa testar novos mecanismos de cooperação inter-regional
PrémioMário Ruivo - Gerações Oceânicas

Na última semana, a Comissão Europeia (CE) apresentou as parcerias inter-regionais que vão “receber apoio personalizado ao abrigo de uma nova acção-piloto para projetos inovadores subvencionada pela UE”, conforme se refere em comunicado, incluindo uma parceria relacionada com energias renováveis marítimas em que participa uma região portuguesa (Região Norte).

No caso desta parceria com a Região Norte, trata-se de uma plataforma temática em especialização inteligente para energia, um projecto coordenado pelas regiões País Basco e Escócia e em que também participam as regiões de Espanha (Astúrias, Andaluzia e Navarra), Itália (Emília Romagna e Lombardia), Reino Unido (Cornualha), Bélgica (Flandres), França (Bretanha), Dinamarca (Dinamarca do Sul), Suécia (Skane e Dalarna) e Ostrobothnia (Finlândia), e ainda da Noruega (Sogn og Fjordane).

Conforme refere a CE, a nova acção-piloto “visa ajudar as parcerias expandir os seus projetos em sectores prioritários, como os megadados, a bioeconomia, a eficiência dos recursos, as técnicas de fabrico avançadas ou a cibersegurança”. E na “sequência de um convite à manifestação de interesse lançado em Setembro de 2017, foram seleccionadas oito parcerias inter-regionais, lideradas por uma ou várias regiões coordenadoras”, onde se enquadra a referida parceria com a Região Norte.

Trata-se de uma fase piloto que possibilitará testar estratégias inovadoras de cooperação inter-regional e simultaneamente facultar à CE elementos sobre a especialização inteligente a partir de 2020. As parcerias contarão com o apoio de equipas formadas especialmente para o efeito na CE, com especialistas em vários departamento temáticos, que aconselharão sobre a melhor forma de articular os fundos da UE no financiamento de projectos.

Além deste apoio da CE, cada parceria poderá beneficiar de consultoria externa até 200 mil euros para divulgação e comercialização, com fundos provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O trabalho com as parcerias terá início já em Janeiro próximo e decorrerá até 2019.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill