Um grupo de investigadores da Flinders University, em Adelaide, no sul da Austrália, está a desenvolver um material (uma espécie de armadura semelhante ao «Kevlar») para fazer fatos isotérmicos, capaz de salvar a vida de surfistas que sejam alvo das mandíbulas de um tubarão.
Permitindo a total liberdade de movimentos, o fato tem como objectivo impedir que as dentadas rasguem a pele e levem a uma grande perda de sangue, grande motivo de mortes neste tipo de acidentes.
Estima-se que um grande tubarão branco tenha uma força de 1.800 kg por polegada quadrada (PSI) (sendo que uma dentada humana exerce entre 68 e 90 kg psi), gerando uma grande pressão com possibilidade inclusivamente de partir ossos, uma vez que esta espécie possui cerca de 50 dentes.
Note-se que o novo material usado no fato de protecção também será resistente ao calor e contará com uma fibra sintética robusta, geralmente utilizada em armaduras à prova de facadas e balas. Pelo que o teste dos fatos está previsto ser na costa do Golfo de Spencer, perto de Adelaide, com tubarões no seu ambiente natural.
- Museu do Mar recebe exposição sobre impacto das alterações climáticas no oceano
- APL e APSS vão centralizar arquivo histórico na Baía do Tejo
- Cientistas testam géis contra poluição por hidrocarbonetos
- Aceleradora de startups em tecnologias marítimas nasce em Singapura
- APORVELA junta-se às comemorações da viagem de Fernão de Magalhães
- Portugal e Espanha juntos na candidatura da viagem de Fernão de Magalhães a património da Humanidade
- Financiamento do Observatório do Mar aprovado pelo Alentejo 2020
- Investigação sobre revestimento comestível à base de algas recebe Bolsa INOV C 2020
Próximos eventos
De momento não existem próximos eventos.