O Large Modifiable Underwater Mothership, ou MUM, é um novo veículo sub-aquático autónomo em desenvolvimento por cientistas alemães, com o apoio do Governo germânico, e poderá constituir o mais avançado equipamento para trabalho e investigação subaquática dentro de poucos anos.
Maritime UK

Um novo veículo sub-aquático não tripulado está a ser desenvolvido por engenheiros da thyssenkrupp, da Universidade Técnica de Berlim, da Universidade de Rostock, da Atlas Elektronik e da EvoLogics, sob o nome de «Large Modifiable Underwater Mothership», ou MUM, refere o Maritime Executive. O trabalho de pesquisa deste grupo de parceiros alemães deverá estar pronto em 2020, com um modelo à escala 1:5 construído e testado,  contado com financiamento do Governo alemão. E deverá estar pronto para comercialização em 2025.

De acordo com a publicação, o veículo quebra velhas convenções e abre portas a novas formas de explorar os oceanos. Entre as novidades está o maior grau de autonomia deste veículo, que é modular e pode desempenhar as suas tarefas praticamente sozinho. E tem módulos individualizados que se podem combinar livremente conforme a missão a desempenhar.

Os módulos podem ser reutilizados, o que permite uma redução de custos face aos veículos convencionais e ciclos de desenvolvimento mais rápidos, na opinião dos promotores do projecto, citados pela publicação. Entre as operações deste veículo, com uma capacidade de carga útil de várias toneladas, estão o transporte de carga, pesquisas e tarefas estacionárias no mar profundo, o que o torna atractivo em actividades relacionadas com a exploração energética offshore, a mineração no mar profundo ou a ciência marinha e em ambientes mais sensíveis.

Flutuante e sem fios, o veículo está equipado com um sistema de propulsão a células de combustível que não gera emissões e está a ser preparado para mergulhar até uma profundidade de 5 mil metros em operações continuadas e com a duração de semanas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill