Jovem cientista recebe prémio da União Europeia das Geociências
Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa

A União Europeia das Geociências (EGU, sigla em inglês) distinguiu o cientista português João Duarte, investigador no Instituto Dom Luiz (IDL) e no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o prémio Arne Richter pelo seu trabalho em geologia marinha e tectónica, bem como pela sua actividade de divulgação científica.

Trata-se de um galardão que distingue actividade científica de excepção desenvolvida por investigadores em início de carreira e foi pela primeira vez atribuído a um português, Alberto Borges, em 2004. Desde então, foi atribuído a mais 45 cientistas. Quanto a João Duarte, receberá o seu prémio em Abril do próximo ano, em Viena, durante a assembleia geral da EGU.

Em declarações ao canal YouTube e multimédia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, João Duarte reconheceu que o prémio foi uma surpresa e que muitos colegas seus poderiam recebê-lo. Em todo o caso, admitiu que “apesar de ser um prémio pessoal, é dado a uma equipa multidisciplinar e internacional” e que “a equipa ficou feliz, porque também é o trabalho deles, eu sou apenas o jovem cientista”.

Sobre o seu trabalho em particular, esclareceu que o seu papel é “a ligação entre a recolha e interpretação de dados e a modelação em laboratório, como a realização de pequenas maquetas, e a modelação numérica”. A esse propósito, afirmou que a “Faculdade de Ciências e o Instituto Dom Luiz já têm capacidade para fazer modelação numérica muito avançada” e que estamos “num momento histórico em que começamos a ter capacidade computacional que permite isto”.

Aos jovens cientistas, como ele próprio, deixou a mensagem de que “não devem abandonar o seu caminho por não verem o reconhecimento imediato do seu trabalho” e de que, neste contexto, “em Portugal, faz-se trabalho de muita qualidade”, que deve ser divulgado no exterior.

João Duarte licenciou-se em 2005 em Geologia e Recursos Naturais pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Completou o Mestrado em Cartografia Geológica em 2007 na Universidade de Évora, tendo regressado à Universidade de Lisboa, onde se doutorou em 2012. Posteriormente, foi para a Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, onde fez um Pós-Doutoramento. Em 2015, conquistou um Discovery Early Career Research Award do Australian Research Council.

A EGU existe desde 2002, resultante da fusão da Sociedade Europeia de Geofísica com a União de Geociências da Europa e tem sede em Munique, na Alemanha. É uma união internacional de mais de 12.500 cientistas, sem fins lucrativos, e está aberta a indivíduos jovens ou séniores profissionalmente empenhados ou relacionados com estudos em geociências e ciências planetárias e terrestres.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill