O grupo Os Vingadores do Delta do Níger ameaçam com ataque sangrento se todas as operações de extracção de petróleo não cessarem em duas semanas.
Assembleia da República

Segundo informações da imprensa nigeriana, o grupo Os Vingadores do Delta do Níger ameaçou desencadear ataques sangrentos caso todas as operações relacionadas com a extracção, processamento e exportação de petróleo não cessem em duas semanas.

Nesse enquadramento, a Shell terá já começado a proceder à evacuação dos seus trabalhadores do campo petrolífero de Bonga, no Sul do Delta do Níger e, entretanto, o Ministro da Finanças revelou já numa entrevista à televisão que a produção de petróleo caiu já cerca de 1,65 mbpd devido aos crescentes ataques na região.

O orçamento nigeriano prevê e encontra-se dependente de uma produção diária de 2,2 milhões de barris, caindo também, com esta diminuição de mais de 500 mil barris diários, para o segundo lugar como o maior produtor de África, logo a seguir a Angola.

A Chevron Nigéria tinha sido forçada a encerrar a sua plataforma de Okan no início de Maio quando sofreu um ataque do grupo que avisou os respectivos responsáveis para não a repararem sob pena de um segundo ainda mais grave e mortífero, bem como, em Fevereiro, o grupo reivindicou igualmente o ataque a um pipeline da Shell que levou ao encerramento do seu terminal de Forcados com capacidade para exportação do equivalente à produção de 250 mil barris diários.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill