Empresa norueguesa aposta em colocar o país na vanguarda das tecnologias para zero emissões através de células de combustível
AICEP Global Parques

A operadora de cruzeiros Viking Cruises anunciou planos para um navio de cruzeiro alimentado a hidrogénio líquido, no que será o primeiro navio desta actividade com uma tecnologia de zero emissões, refere o World Martime News.

Segundo anunciado, o navio terá um comprimento de 230 metros e capacidade para 900 passageiros e 500 tripulantes, com um design semelhante ao dos seus outros navios de cruzeiro, como o recente Viking Sun.

O projecto está a entusiasmar os seus responsáveis que, em caso de êxito, antevêem a possibilidade de criar uma rede de distribuição de hidrogénio líquido e influenciar outros operadores desta indústria a seguirem o mesmo caminho.

Segundo o jornal, citando fontes da empresa, o navio será registado na Norwegian Ship Registers (NIS) e já existem conversas nesse sentido com a Autoridade Marítima Norueguesa. A empresa parece ainda fazer questão de associar o seu país, a Noruega, à linha da frente na luta pelas zero emissões através da tecnologia das células de combustível.

O jornal recorda que o hidrogénio líquido não tem sido usado como combustível marinho. Um dos desafios é mantê-lo em 253 graus negativos, para evitar a sua evaporação, sendo que uma célula de combustível converterá o hidrogénio em electricidade para gerar propulsão e energia eléctrica a bordo.

Nota ainda o jornal que actualmente, o hidrogénio líquido não é produzido em larga escala na Europa, mas responsáveis da empresa admitem que estão em diálogo com a Statoil para encontrar uma solução baseada numa refinaria norueguesa. Paralelamente, a empresa parece querer recorrer, tanto quanto possível, a fornecedores noruegueses neste projecto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill