Presidente do Governo Regional dos Açores considera que não existe outra hipótese
Base das Lajes

Ontem, em visita oficial à Madeira, o Primeiro-Ministro, António Costa, não considerou uma boa notícia o conteúdo de um relatório apresentado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos ao Congresso, no qual se exclui a hipótese da instalação de um centro de informações na Base das Lajes e que poderia ser uma solução para manter a presença norte-americana na ilha Terceira.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, de acordo com o Diário de Notícias online, afirmou que “mantém a esperança” de uma solução para a presença dos norte-americanos na Base das Lajes, apesar do relatório.

Já o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, também ontem, manifestou a sua desilusão perante o conteúdo do relatório e afirmou que ele “traduz a avaliação que faz sobre as possibilidades de novas valências para a Base das Lajes.

Na sequência deste relatório, Vasco Cordeiro defendeu o início de um processo de revisão do Acordo de Cooperação e Defesa, salientando que os pressupostos que presidiram à sua celebração são completamente diferentes, na componente que tem a ver com a presença norte-americana naquela base.

 “Aqui chegados, não resta outra alternativa senão desencadear um processo de revisão do Acordo de Cooperação e Defesa e, a partir daí, também dos acordos Técnico e Laboral”, afirmou Vasco Cordeiro. Em Janeiro de 2015, o presidente do Executivo açoriano já tinha defendido esta solução, depois de os Estados Unidos erem confirmado que iriam retirar Base das Lajes 500 civis e militares norte-americanos, bem como despedir 500 trabalhadores portugueses, tal como haviam transmitido a Portugal dois anos antes.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill