A cerimónia de lançamento do projecto de construção de um Navio Polivalente Logístico (LPD) para a Marinha Turca, teve lugar Sábado passado em Istambul.

A construção do primeiro Navio Militar Polivalente Logístico Turco para a Marinha, foi entregue, numa cerimónia oficial ocorrida Sábado passado, 30 de Abril, em Istambul, aos estaleiros da Sedef, ficando as empresas, igualmente turcas, Aselsan e Havelsan, responsáveis pelo desenvolvimento, produção e instalação de importantes componentes do navio, como armamento, electrónica e sistemas de comunicação.

Curiosamente, a empresa espanhola Navantia, ajudará no desenho do navio que terá um comprimento de 231 metros e a capacidade de transportar 1 000 homens, helicópteros, veículos militares e múltiplo outro tipo de equipamento, para além de ter um hospital e se constituir como a maior plataforma flutuante de aterragem de toda a Marinha Turca.

O navio terá ainda uma capacidade de completa autonomia até 50 dias, sem qualquer necessidade de apoio logístico externo e uma velocidade de navegação passível de atigir 20,5 nós.

Na cerimónia de lançamento do projecto, o Presidente Turco, Recep Tayyip Erdoğan, acentuou a necessidade da Turquia ser cada vez mais autossuficiente em termos militares dadas as crescentes ameaças a que se encontra sujeita, não deixando sequer de criticar outros países da NATO, que não nomeou, por não lhe venderem armas com a desculpa dos conflitos existente a leste e sudeste do país.

Visando uma completa autonomia até 2030, o Presidente Turco referiu ainda a importância da Turquia estar mais presente e visível em termos internacionais e, também por isso, o projecto do LPD, inicialmente planeado para ser concretizado num prazo de cinco anos e meio, será agora realizado num prazo previsível de quatro anos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill