Os primeiros testes operacionais do UAV da Tekever escolhido pela ESA e EMSA para vigilância do espaço marítimo europeu irão realizar-se já este verão.

Os primeiros testes operacionais do Veículo Aéreo não Tripulado da Tekever, o AR5 Life Ray, escolhido pela ESA, Agência Espacial Europeia, e EMSA, Agência Europeia de Segurança Marítima, irá ter lugar este verão na Ilha de Malta.

A escolha da Ilha de Malta, em pleno Mediterrâneo, não é, evidentemente, inocente, uma das principais missões a atribui ao novo drone da Tekever poder vir a ser, de facto, a vigilância dessas águas, substituindo em grande medida a vigilância hoje realizada por satélite, vários tipo de aeronave e também navios.

Os testes deverão prolongar-se entre um mês e mês e meio e enquadram-se também no anúncio já realizado pela FRONTEX de pretender acrescentar os UAV à sua panóplia de dispositivos de vigilância de fronteiras.

Como se sabe também, a crise dos migrantes no Mediterrâneo é particularmente grave e preocupante, devendo agravar-se até ao verão dado também as mais favoráveis condições meteorológicas verificadas nesta época.

Para além da vigilância em termos de busca e salvamento relacionada com a crise da migração, os testes irão servir igualmente para avaliar as capacidades do AR5 em termos de monitorização ambiental e poluição marítima.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill