Já terminou o exercício naval da NATO realizado durante uma semana no Báltico, organizado pela Lituânia.

O exercício de uma semana, de 6 a 13 de Maio, organizado pela Lituânia, encvolveu 14 navios de 10 diferentes nações.

O exercício que incluiu o Standing NATO Maritime Group One, SNMG-1, sob commando da Fragta F-100 Espanhola, Álvaro de Bazán, envolveu também navios da Lituânia, Letónia, Estónia, Alemanha, Noruega, Holanda, Bélgica e Reino Unido, visou primordialmente o desenvolvimento de uma s´rie de manobras de modo a permitir aumentar e cimentar a interoperabilidade entre Marinhas, compreendendo desde exercícios de navegação, fogo naval, exercícios de operação contra minas, reabastecimento em alto-mar, manobras de interdição de área e de busca e salvamento.

O Golfo da Finlãndia serviu igualmente de palco a um Exercício tipo PASSEX conduzido em conjunto com a marinha da Estónia com o objectivo de aumentar o conhecimento mútuo e estabelecimento de procedimentos de acção comuns e especialização.

Para alám de múltiplos exercícios de acção conjunta e comunicação, dois caças F-5 e dois Eurofighters participaram igualmente numa s´rie de exercícios de defesa aérea.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill