Um novo sistema de conversão de corrente alternada em corrente contínua pode ser uma alternativa económica para a energia eólica offshore
MIMRee

Cientistas da Universidade Carlos III, de Madrid, desenvolveram um novo sistema para conversão da corrente alternada das turbinas eólicas offshore em corrente contínua para transmissão de alta voltagem para terra, refere o Maritime Executive. A solução pode reduzir os custos energéticos até 30% e ser especialmente económica para grandes parques eólicos situados longe da costa.

Segundo a publicação, foi desenvolvido um sistema de controlo de distribuição que sincroniza e regula a voltagem e a frequência da electricidade gerada pelas turbinas, tornando possível a transmissão para rede geral através de uma ligação de corrente contínua de alta voltagem com uma estação rectificadora de díodo.

A mesma publicação sublinha que os investigadores desenvolveram três patentes, que validaram através de simulações, protótipos de pequena escala em laboratórios e provas de conceito, estando agora a procurar comercializar a tecnologia.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill