O BlueDome, novo sistema de protecção antipirataria para o transporte comercial marítimo, acaba de ser oficialmente apresentado no Euromaritime, em Paris

Acaba de ser apresentado no Salão Euromaritime, em Paris, o BlueDome, um novo sistema de protecção anti-pirataria para os navios mercantes.

Desenvolvido por uma consórcio de liderado pela Sagem e envolvendo também Amefo, le Bureau Veritas, Eca Group, l’Ecole Nationale Supérieure Maritime, Lacroix, Sofresud, SeaOwl e Thales, o novo sistema visa, em primeira instância, a detecção de embarcações a longa distãncia, analisando em seguida o seu comportamento, a sua identificação de uma sofisticada torre optoelectrónica de funcionamento diurno e nocturno, capacidade de activar meios de dissuasão, com projectores luminosos e canhões acústicos, medidas anti-abordagem, como canhões de água e de fumo, bem como protecção balística das zonas sensíveis e localização dos membros da tripulação.

O sistema foi desenvolvido no âmbito do projecto «Navio do Futuro» lançado pelo Cluster Marítimo francês.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill