O Sea Wasp é o mais recente robot submarino desenvolvido pela Sab para identificar e eliminar dispositivos explosivos improvisados (IED).

A Saab apresentou oficialmente ontem o seu mais recente robot submarino, o Sea Wasp, para identificar e anular os designados dispositivos explosivos improvisados, IED (Improvised Explosive Devices, em inglês).

Sendo uma crescente ameaça, muitos desses dispositivos explosivos improvisados são colocados manualmente por mergulhadores especializados, tendo agora o Sea Wasp, operado a distância segura por equipas devidamente treinadas, a capacidade para os detectar, agrarrar, relocalizar e eliminar.

O Sea Wasp representa também uma evolução de múltiplas tecnologias desenvolvidas pela Saab no desenvolvimento de sistemas submarinos militares, incluindo vários tipos de veículos operados remotamente, correspondendo, no caso, à resposta e solução encontrada para as necessidades e requisitos colocados pelo Departamento de Resposta aos Dispositivos Submarinos Nocivos da Marinha dos Estados Unidos.

Para estar completamente operacional, o Sea Wasp está agora a iniciar um período de testes de 10 meses a um ano.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill