Desde ontem e até quinta-feira, navios militares russos e chineses participam num exercício conjunto no Mar Mediterrâneo. O exercício, denominado «Cooperação Marítima 2015», é o primeiro realizado por estas frotas no Mediterrâneo e parte dele vai decorrer enquanto o Comité Militar da NATO estiver reunido em Bruxelas. Os navios partiram da base naval de Novorossiysk, […]

Desde ontem e até quinta-feira, navios militares russos e chineses participam num exercício conjunto no Mar Mediterrâneo.

O exercício, denominado «Cooperação Marítima 2015», é o primeiro realizado por estas frotas no Mediterrâneo e parte dele vai decorrer enquanto o Comité Militar da NATO estiver reunido em Bruxelas.

Os navios partiram da base naval de Novorossiysk, na Rússia, depois de terem participado nas celebrações do 70º aniversário da vitória soviética sobre as tropas nazis na II Guerra Mundial.

De acordo com alguns observadores, além de constituir uma demonstração da capacidade de projecção de forças por parte da China num cenário que não lhe é habitual, este exercício reflecte uma aproximação entre a Rússia a China num momento em que as relações sino-americanas e russo-americanas conhecem momentos de tensão.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill