A Repsol, companhia energética, e a IBM irão levar a cabo um projecto para desenvolver tecnologia cognitiva aplicável à indústria do petróleo.

Este novo desenvolvimento possibilitará que os computadores aprendam sobre a exploração e produção de petróleo, o que significará um salto tecnológico na indústria e potenciará o desenvolvimento da área de exploração e produção de hidrocarbonetos.

Segundo comunicado oficial da Repsol, a empresa «obterá uma importante vantagem competitiva ao ser a primeira companhia do seu sector a contar com esta tecnologia. A companhia poderá recuperar mais recursos das jazidas, contará com mais e melhor informação para tomar decisões estratégicas, e melhorará o seu conhecimento para adquirir domínio de mineração».

O projecto contará com a participação de investigadores da Repsol e da IBM. As duas empresas têm vindo a colaborar em vários projectos de exploração e produção reconhecidos internacionalmente, como o “Caleidoscópio” ou o “Excalibur”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill