Na sequência do acordo, navios militares britânicos poderão escalar o porto de Duqm, em Omã, conferindo uma importante posição estratégica ao Reino Unido na região do Golfo Pérsico
Porto de Kiel

O Reino Unido e Omã assinaram um acordo de parceria na área da Defesa que prevê a possibilidade de a Marinha britânica (Royal Navy) poder escalar o porto de Duqm, situado naquele sultanato, refere o Maritime Executive. Com profundidade para acolher os novos porta-aviões britânicos HMS Queen Elizabeth e HMS Prince of Wales, o porto confere duas vantagens estratégicas ao Reino Unido.

Por um lado, com o acesso a um porto situado na costa sudeste da Península Arábica, a leste do Estreito de Ormuz, como é o porto de Duqm, a Royal Navy assegura uma presença no Mar Arábico suficientemente próxima de locais chave do Golfo Pérsico independentemente dos bloqueios à navegação que ocasionalmente o Irão determina e que prejudicam o acesso a outros portos do Golfo.

Por outro, o porto ficará em breve próximo de uma refinaria com capacidade para 230 mil barris diários que está em construção na região de Duqm. Com um custo estimado em 3,7 mil milhões de euros e financiamento da Oman Oil Company e da Kuwait Petroleum International, a nova refinaria destina-se a optimizar a produção de destilados leves e médios.

Segundo a mesma publicação, o Reino Unido já estabeleceu um posto naval avançado em Duqm (Joint Logistics Support Base, ou UKJLSB), operado pela Oman Drydock Company e a Babcock, através de uma concessão por 37 anos. E refere ainda que os militares britânicos já testaram o porto, durante exercícios conjuntos com militares do Omã que envolveram uma logística para 200 veículos militares e três helicópteros.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill