A operação começará dia 22 de Maio, em conjunto com a Albânia, e arrancará em Tirana
Platicemar

No próximo dia 22 de Maio, a Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira, juntamente com a Albânia, vai realizar a sua primeira missão conjunta no território de um país não membro da União Europeia (UE), referiu o Safety4Sea.

A operação será lançada em Tirana, a capital albanesa, na presença do Comissário europeu das Migrações, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos, do Director Executivo da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira, Fabrice Leggeri, do Primeiro-Ministro da Albânia, Edi Rama, e do ministro do Interior albanês, Sandër Lleshaj.

As negociações para um acordo de cooperação entre a Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira e a Albânia começaram em Dezembro de 2017 e terminaram em 5 de Outubro de 2018. O acordo, o primeiro do seu género com um país terceiro vizinho da UE, entrou em vigor em 1 de Maio.

O acordo permite à Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira realizar operações conjuntas e usar equipas partilhadas entre si e a Albânia. As operações terão lugar para mitigar efeitos da migração ilegal, especialmente no caso de mudanças súbitas nos fluxos migratórios e na criminalidade transfronteiriça.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill