Eduardo Costa Rebelo, de 21 anos e licenciado em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), foi o seleccionado pela ONE Portugal para integrar o seu recente programa de recrutamento e formação, o SAIL – Shipping Apprenticeship and International Learning Program e é o primeiro português a integrar esta iniciativa.
“Além de cursos na área do shipping, o programa proporcionará ao candidato seleccionado a oportunidade de viajar por toda a Europa nos próximos dois anos”, até países como Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Polónia, Reino Unido e Suécia, permitindo-lhe “continuar a sua educação e, simultaneamente, iniciar a sua carreira na área do shipping”, refere a empresa.
O programa tem uma componente teórica e prática. A primeira será ministra online pela “pela Shipping College UK, que, no final, atribuirá o Maritime Shipping Foundation Certificate e o Maritime Shipping Diploma Course”, refere a ONE. Trata-se de uma componente formative que contempla cursos e workshops relacionados com este sector, abordando “temas como introdução ao shipping e respectiva terminologia, comércio internacional, contentorização, tipos de navios e de cargas, alfândegas, documentos usados no transporte marítimo, entre outros”, esclarece a ONE.
“Já a componente prática prevê a passagem do candidato seleccionado por todos os departamentos da ONE Portugal, do Serviço ao Cliente ao Departamento de Operações, passando pelos departamentos Financeiro e de Vendas, só para mencionar os principais, onde será treinado para absorver o máximo da área de actividade em que agora inicia a sua carreira professional”, explica a empresa.
“Atendendo a que o negócio do shipping é na sua essência internacional, a ONE acredita que os candidatos selecionados no âmbito deste programa nos vários países em que o mesmo se está a realizar devem ter a oportunidade de ganhar experiência internacional”, refere a empresa, considerando ainda que “numa empresa que elege entre os seus valores o trabalho de equipa, a satisfação do cliente, a qualidade e a fiabilidade, uma política de Recursos Humanos centrada no respeito pela individualidade de cada activo para criar uma equipa que, a partir de vários pontos do mundo, trabalhe como uma só, é fundamental”.
- Imperioso repensar a formação dos marítimos
- Escola Náutica: a Instituição de Ensino com menor financiamento do Governo
- Formação de marítimos em Portugal em acentuado declínio
- Marinha Portuguesa na 5ª Feira Internacional Trabalhar num Navio
- Ministra do Mar recebeu prémio de antigos alunos da ENIDH
- DGRM forma inspectores de pescas moçambicanos
- Centro Internacional Integrado de Formação e Ensino na Madeira
- Governo irlandês protege trabalhadores da indústria pesqueira