Polícia Marítima fiscaliza embarcações na Ria de Aveiro e majoeiras na Nazaré.

O Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro desencadeou nos últimos dias, uma operação policial na zona do Canal de Mira, na Ria de Aveiro, designadamente, entre o Areão, concelho de Vagos e a Gafanha do Carmo, concelho de Ílhavo, com o objectivo de interceptar e apreender embarcações com registos e características adulteradas e sem vistoria. ​Na operação, realizada em zonas lagunares de baixa profundidade, foram apreendidas quatro embarcações sem conjunto de identificação ou alterados.

Entretanto, o Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré procedeu igualmente à fiscalização da actividade de pesca na orla costeira, entre a praia do Vale Furado e Pedrogão, com redes de emalhar, fundeadas sem o auxílio de embarcação e utilizadas a partir de terra, vulgarmente designadas como «majoeiras», tendo daí resultado a recolha e apreensão de 6 redes, por se encontrarem caladas em período proibido, bem como os respectivos processos de contra-ordenação.

Salienta-se que este tipo de pesca com redes de emalhar permitida entre 1 de Outubro e 30 de Abril de cada ano, com excepção de Sábados, Domingos e Feriados, mas apenas na área de jurisdição marítima compreendida entre as Capitanias do Porto do Douro e da Nazaré.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill