A Operação Sophia da União Europeia no Mediterrâneo para vigilância e socorro às migrações e combate aos respectivos tráficos, foi prolongada por mais um ano.
formigas

A União Europeia deu já oficialmente luz verde ao prolongamento da Operação Sophia por mais um ano, até Julho de 2017, prevendo-se igualmente a possibilidade de uma maior amplitude de acção, embora ainda sem contornos completamente definidos, seja em termos de estratégia a seguir seja em termos de meios a serem empregues.

Entre essas possibilidades, está a passagem a uma maior liberdade de acçao em águas territoriais e mesmo em terra, embora, no momento, a única decisão assumida seja a de intensificar as missões navais nas águas territoriais.

Em simultâneo, foi também decidido permitir a formação de uma Guarda-Costeira Líbia e a acção da Marinha sob comando do Governo Líbio de União Nacional, sendo a sua constituição porém supervisionada pela União Europeia de forma a limitar os riscos de defacção dos operacionais para qualquer uma das facções rivais líbias ou para o Daech.

Como se sabe, a Operação Sophia envolve 24 nações, seis navios em permanente acção e sete aeronaves.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill