A Oceans Beyond Piracy (OBP) e a Taipei Representative Office (TRO), em Bruxelas, assinaram, ontem, um Memorandum que irá permitir a criação de uma Iniciativa de Comunicações Marítimas (MCI) – uma rede de comunicações que permitirá aumentar a segurança marítima da costa do Somali. O Memorandum foi assinado por Tung Kuo-yu, em representação da União […]

A Oceans Beyond Piracy (OBP) e a Taipei Representative Office (TRO), em Bruxelas, assinaram, ontem, um Memorandum que irá permitir a criação de uma Iniciativa de Comunicações Marítimas (MCI) – uma rede de comunicações que permitirá aumentar a segurança marítima da costa do Somali.

O Memorandum foi assinado por Tung Kuo-yu, em representação da União Europeia e por Sir James Burnell-Nugent, por parte da OBP. A medida irá permitir criar Centros de Segurança e Comunicação Marítima em Bosasso, Berbera, e Mogadishu, com a possibilidade de o programa se estender a Hobyo e Kismayo.

Os centros terão como objectivo promover a segurança do tráfego marítimo local assim como promover a conscientização da gestão portuária, e interagir com as forças navais internacionais. Ou seja, ajudar a dar conhecimento da situação marítima localizada ao longo da costa da Somália.

A partilha de informação, com centros em Mombasa, Sana’a, e Dar es Salaam (através de uma plataforma segura) permitirá notificar as forças navais internacionais ou as autoridades locais. O que ajudará a aumentar a segurança de quem esteja a operar na região.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill