A Oceans Beyond Piracy (OBP) e a Taipei Representative Office (TRO), em Bruxelas, assinaram, ontem, um Memorandum que irá permitir a criação de uma Iniciativa de Comunicações Marítimas (MCI) – uma rede de comunicações que permitirá aumentar a segurança marítima da costa do Somali.
O Memorandum foi assinado por Tung Kuo-yu, em representação da União Europeia e por Sir James Burnell-Nugent, por parte da OBP. A medida irá permitir criar Centros de Segurança e Comunicação Marítima em Bosasso, Berbera, e Mogadishu, com a possibilidade de o programa se estender a Hobyo e Kismayo.
Os centros terão como objectivo promover a segurança do tráfego marítimo local assim como promover a conscientização da gestão portuária, e interagir com as forças navais internacionais. Ou seja, ajudar a dar conhecimento da situação marítima localizada ao longo da costa da Somália.
A partilha de informação, com centros em Mombasa, Sana’a, e Dar es Salaam (através de uma plataforma segura) permitirá notificar as forças navais internacionais ou as autoridades locais. O que ajudará a aumentar a segurança de quem esteja a operar na região.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio