A Marinha Indonésia está a aconselhar os navios comerciais a evitarem as rotas a Sul das Filipinas onde os actos de pirataria estão a aumentar significativamente.
marinha

A Marinha Indonésia a está a aconselhar os navios comerciais a evitarem as rotas na região a Sul das Filipinas onde diversos actos de pirataria têm vindo a suceder recorrentemente ao longo das últimas semanas.

Apesar da intensificação do patrulhamento da área até às fronteiras das ZEE das Filipinas e Malásia, a Marinha Indonésia entende também que a falta de coordenação de patrulhamento em conjunto com as respectivas Marinhas é uma falha que tem de ser ultrapassada, seguindo e implantando, de forma determinada e definitiva, o Memorandum de Entendimento já assinado entre as partes nesse sentido.

As rotas que atravessam a região entre a Indonésia e as Filipinas é de intenso tráfego por onde transitam mais de 35,2 mil milhões de euros de carga anualmente, incluindo igualmente os supertanques que vindo do Índico não podem usar o sobrecarregado Estreito e Malaca.

Para além disso, a Indonésia impôs já igualmente estritas restrições nos portos de Banjarmasin e Tarakan à exportação de carvão para as Filipinas por temer uma subida do número de ataques na zona, alegadamente perpetrados pelo grupo islâmico filipino Abu Sayyaf, com ligação à al-Qaeda.

Uma situação preocupante uma vez a Indonésia exportar cerca de 70% de todo o carvão que consumido pelas Filipinas.

Só nas últimas semanas, i.e., desde o início de Março, deu-se o rapto de 18 marítimos, sob o caso mais recente o rapto de dois tripulantes de um rebocador indonésio ocorrido a semana passada e a serem libertados apenas sob condição de pagamento de um resgate de 1 milhão de dólares.

A preocupação e todos é que a zona possa vir a transformar-se numa espécie de nova Somália e o Governo das Filipinas pediu já aos armadores a recusa no pagamento de quaisquer resgates para se suster o surto de raptos.

Entretanto, uma primeira reunião entre a Indonésia, Filipinas e Malásia está acertada para coordenação de patrulhamento conjunto da área mas a data ainda não é conhecida.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill