Cláudia Monteiro de Aguiar defendeu uniformização europeia de curriculum para skippers
náutica de recreio

Representantes da indústria náutica e recreativa europeia reuniram-se no Parlamento Europeu (PE) com eurodeputados e membros da Comissão Europeia (CE) com o objectivo de chamar a atenção para os diversos aspectos que envolvem a náutica de recreio.

O encontro antecedeu a Conferência sobre o projecto final “ Skippers Working without Borders” e contou, entre outros oradores, com a presença da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, que abordou o tema da Directiva das Qualificações e não reconhecimento mútuo das qualificações e formação dos skippers entre os Estados-Membros.

Na qualidade de membro da Comissão dos Transportes e Turismo do PE e do Intergrupo Parlamentar para o Turismo, a eurodeputada fez uma intervenção na qual defendeu a “harmonização das competências e um curriculum comum para esta profissão nos diferentes Países da União” e financiamento comunitário específico para esse efeito.

“A educação, formação, qualificação e competências dos skippers devem ser reconhecidas em qualquer País da União. O objectivo é de criar menos entraves, retirar obstáculos e facilitar a mobilidade de quem optou pela náutica como profissão” afirmou.

De acordo com vários oradores, tal uniformização de curriculum pode ajudar o sector a crescer, bem como os serviços turísticos associados, e atrair mais pessoas para a profissão. A eurodeputada portuguesa acrescentou que também pode ter “impacto positivo no aumento do número de embarcações arvorando pavilhão português, e pode garantir a credibilidade, a potencialidade e a importância do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) “.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill