Representantes da indústria náutica e recreativa europeia reuniram-se no Parlamento Europeu (PE) com eurodeputados e membros da Comissão Europeia (CE) com o objectivo de chamar a atenção para os diversos aspectos que envolvem a náutica de recreio.
O encontro antecedeu a Conferência sobre o projecto final “ Skippers Working without Borders” e contou, entre outros oradores, com a presença da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, que abordou o tema da Directiva das Qualificações e não reconhecimento mútuo das qualificações e formação dos skippers entre os Estados-Membros.
Na qualidade de membro da Comissão dos Transportes e Turismo do PE e do Intergrupo Parlamentar para o Turismo, a eurodeputada fez uma intervenção na qual defendeu a “harmonização das competências e um curriculum comum para esta profissão nos diferentes Países da União” e financiamento comunitário específico para esse efeito.
“A educação, formação, qualificação e competências dos skippers devem ser reconhecidas em qualquer País da União. O objectivo é de criar menos entraves, retirar obstáculos e facilitar a mobilidade de quem optou pela náutica como profissão” afirmou.
De acordo com vários oradores, tal uniformização de curriculum pode ajudar o sector a crescer, bem como os serviços turísticos associados, e atrair mais pessoas para a profissão. A eurodeputada portuguesa acrescentou que também pode ter “impacto positivo no aumento do número de embarcações arvorando pavilhão português, e pode garantir a credibilidade, a potencialidade e a importância do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) “.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019