Duas fragatas da frota do Mar do Norte e duas em construção vão receber a nova arma 5P-42 Filin, que cega temporariamente os inimigos impedindo-os de disparar com precisão
Porto de Kiel

A Marinha russa vai adoptar uma nova classe de armas não letais que ofuscam os inimigos, interferindo na sua capacidade de visão, tornando difícil ou impossível que estes possam fazer pontaria com pequenas armas ou algum outro tipo de armamento, refere o Maritime Executive.

Segundo a publicação, a nova arma, denominada 5P-42 Filin, ou «Eagle Owl» (Bufo-real, uma espécie de coruja), foi desenvolvida pela Ruselectronics, uma empresa russa fabricante de produtos electrónicos, e será instalada nas fragatas Admiral Gorshkov e Admiral Kasatonov, ambas da frota russa do Mar do Norte, e noutras duas em construção. Cada uma receberá duas unidades desta arma. De acordo com a estação televisiva russa RT, o armamento já terá sido instalado.

Diz ainda o Maritime Executive que testes realizados em voluntários russos demonstram que o novo sistema interfere com a visão dos inimigos, apenas temporariamente, até uma distância de 4,8 quilómetros (3 milhas). Em metade dos casos, os voluntários sentiram tonturas e náuseas após a exposição e 20 por cento revelaram um efeito alucinogénio (ter visto uma bola de luz movimentando-se à frente dos olhos).

A RT, com base em dados do fabricante, refere que a nova arma também pode anular eficazmente a tecnologia de visão nocturna, os sensores de laser de longa distância ou sistemas de tiro de mísseis anti-tanque até uma distância de 5 quilómetros. Refere ainda que nos testes, os voluntários usaram espingardas de assalto, espingardas de precisão e metralhadoras para atingir alvos a dois quilómetros de distância protegidos pelo novo sistema. Todos terão tido problemas em atingir o alvo porque não o conseguiam ver.

Outros meios de comunicação relatam que o sistema funciona modulando o brilho da luz emitida com oscilações de baixa frequência. Outro modo de funcionamento incorpora oscilações de alta frequência ou luzes infra-vermelhas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill