Jovens de todo o país, com idades entre os 14 e os 18 anos, irão participar no GO3
marinha

Entre os dias 19 e 23 de Março a Marinha Portuguesa recebe, na Base Naval de Lisboa, cerca de 1.300 jovens que irão participar numa actividade nacional – a GO3.

O acampamento é organizado em parceira com o Corpo Nacional de Escutas e contará com jovens de todo o país, com idades entre os 14 e os 18 anos (Pioneiros/Marinheiros). A estes juntar-se-ão 200 adultos e ainda 80 elementos (adultos) na equipa de staff.

Os jovens encontram-se divididos em 200 Equipas/Equipagens entre 4 e 8 elementos, onde cada grupo de 10 Equipas constituirá uma Colónia – sendo deste modo que se realizarão todas as actividades.

Tendo em conta que o tema base da GO3 é a sustentabilidade foi determinado que as Equipas/Equipagens participantes terão de mostrara as boas práticas já praticadas (ou que se preparam para fazer). É o caso do uso racional da água, da separação de lixos e resíduos, da produção mínima de resíduos e da utilização do material estritamente necessário para cada acção. Em Colónia serão também chamados a trabalhar em conjunto, e a negociar entre eles os materiais e tarefas existentes.

No primeiro dia (19 – sábado) será feita a montagem do acampamento. No domingo haverá a Eucaristia, celebrada pelo Assistente Nacional do CNE, Pe. Luís Marinho, seguida de uma cerimónia protocolar onde marcarão presença o Chefe Nacional do CNE, o presidente da Câmara Municipal de Almada, entre outros convidados civis e militares.

Nos dois últimos dias (21 e 22 de Março) os jovens poderão experimentar algumas actividades relacionadas com o mar. É o caso, por exemplo, dos baptismos de mergulho, baptismos de mar em embarcações e uma actividade de liderança na Escola de Fuzileiros. No programa consta também um Raid, um Jogo de Cidade, bem como algumas Oficinas.

Programa

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill