Navios da Marinha Indonésia abriram fogo sobre pesqueiros chineses no Mar do Sul da China, detendo um navio com sete pescadores a bordo.

A Marinha indonésia abriu fogo Sexta-feira passada sobre pesqueiros chineses quando operavam no Sudoeste do Mar do Sul da China, numa área reclamada tanto pela China como pela Indonésia como juridicamente suas.

Para além de terem danificado uma das embarcações e ferido um dos tripulantes, a Marinha Indonésia deteve ainda uma outra embarcação com sete pescadores a bordo.

Na circunstância, navios da Guarda-Costeira chinesa foram deslocados para o local dos incidentes, quer para proteger os pesqueiros, coo afirmou Hua Chunying,  porta-voz do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Pequim, quer para tratar e recolher os eventuais feridos.

Este é apenas o mais recente incidente deste tipo na área em disputa entre ambos os países, tendo, a 19 de Março passado, outro incidente quando um Patrulha Chinês fortemente armado foi enviado para libertar um outro pesqueiro capturado em operação ilegal de pesca no Mar de Natuna, na Zona Económica Exclusiva da Indonésia.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill