A Marinha Portuguesa procedeu ontem a uma demonstração de capacidades de abordagem marítima no âmbito da reunião do G7 realizada em Lisboa.

A Marinha Portuguesa procedeu ontem, no Tejo, a uma demonstração de capacidades de abordagem marítima em situações de combate a ilícitos, sejam de pirataria ou de vários tráficos, de estupefacientes a tráfico de seres humanos, bem como de Busca e Salvamento, no âmbito da reunião do Grupo do G7 dos Amigos do Golfo da Guiné.

A demonstração constou da abordagem a um navio suspeito através de uma equipa de assalto transportada num helicóptero, com apoio de lanchas rápidas de assalto dos Fuzileiros, bem como da intercepção por elementos da Polícia Marítima transportados em lanchas rápidas, de um navio suspeito a tentar entrar numa área restrita.

Para além disso procedeu-se igualmente à simulação de uma situação de busca e salvamento recorrendo a meios do ISN, Instituto de Socorro a Náufragos, usando a famosa embarcação salva-vidas, Vigilante.

A demonstração foi realizada no Rio Tejo para a delegação à reunião do G7 que estava a bordo da Fragata D. Francisco de Almeida que também foi visitada para se inteirarem das suas capacidades operacionais e de navio de comando.

Esta foi a primeira reunião do Grupo G7 dos Amigos do Golfo da Guiné sob Presidência Portuguesa, tendo como principal intuito preparar as Marinhas da Região para o combate aos diversos tipos de ilícitos que se verificam na área com crescente frequência, tendo sido ainda promovida uma visita ao Comando Naval, no Alfeite, bem como uma demonstração das capacidades do Centro de Operações Marinhas, o COMAR.

Mais informações sobre o Grupo G7 dos Amigos do Golfo da Guiné e dos objectivos da Presidência Portuguesa, poderão ser obtidas aqui.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill