A Europa, o Mar e Portugal

A ironia do destino é bem conhecida por todos nós portugueses. E a ironia é que, na História, não raras vezes, aos pioneiros, além dos louros de o terem sido, pouco mais lhes resta senão a melancolia de ficarem a assistir a terceiros recolherem os frutos da sua visão e, às vezes, até mesmo do seu trabalho.

A Europa está, cada vez mais, virada para o mar.

Estar a Europa cada vez mais virada para o mar, não é já, por si só, uma grande notícia. Todavia, a enfâse que se coloca hoje nesse desígnio, como agora se diz, afigura-se sê-lo ou, pelo menos, merecer a devida atenção. Tanto mais quanto, concomitantemente, a um desígnio da Europa sempre se associam consequentes milhões que, aparentemente, a mesma Europa estará sempre disposta a investir na consecução do mesmo. E isso também pode ser de todo o interesse.

Evidentemente que, da Europa, é sempre difícil ter certezas e a verdade de hoje não é necessariamente a verdade de amanhã mas, em qualquer caso, há constantes que se afirmam e, em relação ao mar, não obstante tantas tergiversações em tantas áreas e políticas, neste particular, a Europa parece manter uma certa constante estratégica.

Compreensivelmente, quase se diria, porque a Europa não é uma entidade abstracta mas uma forma política de afirmação económica das principais nações que a compõem, não deixando nunca, essa afirmação económica, de incluir uma não menos importante e menos ainda negligenciável componente geopolítica. E as principais nações europeias já perceberam a importância do mar para o seu futuro tal como não seria difícil atendendo ao seu próprio passado.

De facto, a afirmação da Europa no mundo fez-se pelo mar. Por Portugal, antes de mais, por Espanha, logo a seguir, Holanda e Inglaterra, tendo Walter Raleight chegado mesmo a afirmar, «quem controla o mar controla o comércio; quem controla o comércio mundial controla as riquezas do mundo; quem controla as riquezas do mundo controla o próprio mundo», ficando como uma espécie de «verdade incontestável» até hoje.

França, chegando a dispor, em determinado momento, mesmo da maior e melhor Armada da Europa, encontrando sempre pela frente, todavia, a tenaz concorrência e oposição britânica, nunca dominou o mar como Portugal, Espanha, Holanda ou Inglaterra e, dividida sempre entre a tensão Epirocrata e Talassocrata, depois de Trafalgar, a opção Continental foi determinante e quase se diria, definitiva.

Independentemente de questões históricas, o que importa aqui salientar é tanto o facto, por um lado, a importância do mar para a afirmação da Europa no mundo como, por outro, não menos relevante, a superioridade tecnológica que até hoje ainda tem sabido manter, incluindo aqui, evidentemente, os Estados Unidos como complemento da Europa ou do Ocidente.

O mundo, porém, não é estático e a Ásia também está a fazer os seus avanços. A Europa, o Ocidente, ainda mantém alguma decisiva vantagem competitiva, bastando pensar, por exemplo, na tecnologia exclusiva de catapulta dos Porta-Aviões americanos para perceber parte do domínio da sua Marinha em todos os mares, independentemente da sua dimensão, superando, em muito, como é evidente, qualquer outra no mundo, mas se nada entretanto for feito, mais cedo ou mais tarde, essa vantagem tenderá, inevitavelmente a contrair-se e mesmo a esvair-se.

A Europa compreendeu-o.

Assim como Portugal, Cabeça da Europa, conduziu a primeira globalização marítima do mundo, também foi Portugal, com a ida de Durão Barroso para Bruxelas, levando consigo Tiago Pitta e Cunha, Coordenador do Estudo «O Oceano: Um Desígnio Nacional para o Século XXI», a dar à Europa a noção da importância do mar para o seu futuro.

Nesse momento, parecia que Portugal poderia, de novo, liderar o desenvolvimento de uma certa visão estratégica da Europa, retirando daí alguma vantagem competitiva. Porém, passados todos estes anos, tal possibilidade começa a surgir cada vez mais remota.

Estabelecer um paralelismo entre Portugal do Séc. XV-XVI e de hoje, é falacioso mas, em todo o caso, tendo a visão correcta do futuro, talvez pudéssemos e devêssemos ter feito mais. Não porque possamos igualar ou contrariar a potência que França continua a ser, por exemplo, na construção naval, ou os avanços da Noruega na aquacultura e na exploração de plataformas em mar aberto, mas, entretanto, outras nações estão igualmente a desenvolver-se e a desenvolver tecnologia marinha e não é certo que nós estejamos a prestar a mesma atenção que talvez devêssemos prestar ao desenvolvimento da Economia Azul, como agora pomposamente se diz. O número de cientistas numa Alemanha, nação continental por excelência, na área do mar, está contabilizado na ordem dos 2 500, e não são exactamente os alemães que mais cruzeiros científicos realizam nas nossas águas?

Esse é apenas um exemplo mas um bom exemplo e não deixa de ter o seu alto significado.

Como damos notícia neste número, Karmenu Vella, o novo Comissário Europeu do Ambiente, dos Assuntos Marítimos e das Pescas, considera a Economia Azul um elemento-chave para o futuro da Europa. E como sempre, considerando Economia Azul um «elemento-chave», isso significa que, a par dessa preocupação, milhões irão ser distribuídos para que tal se desenvolva e se realize. E a questão é, estamos nós preparados, temo-nos nós preparado o suficiente, para podermos beneficiar de toda essa «generosidade» europeia?

Em simultâneo, Francis Vallat, o novo responsável pela Rede Europeia de Clusters Marítimos, afirma não ter a certeza dos números oficiais estarem correctos e ser necessário uma avaliação rigorosa e exacta do valor dos Cluster Marítimos Nacionais para se ter um valor rigoroso e exacto do valor do Cluster Marítimo Europeu. E o que é que isso pode significar? Não pode significar que, no futuro, por exemplo, os incentivos, os apoios e subsídios sejam prioritariamente concedidos a quem melhor posicionado estiver para desenvolver cada um dos designados cluster marítimos europeus, da biotecnologia às energias renováveis, da robótica à mineração do solo e subsolo marinhos, para dar apenas alguns exemplos?

Estamos nós capacitados, estamos nós a capacitarmo-nos, séria e verdadeiramente, empresarial e politicamente, para recebermos prioritariamente alguns desses incentivos, desses apoios, desses subsídios?

Eis uma questão que talvez importe termos em devida consideração antes que seja, de novo, melancolicamente, tarde demais.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill