Até 26 de Junho, decorre na costa Oeste do nosso país «o maior exercício naval em Portugal», segundo informa a Marinha. A operação tem o nome de código “CONTEX/PHIBEX 2015 AND HARBOUR PROTECTION EXPERIMENTATION” e visa testar cenários de crise, sob o comando do vice-almirante Pereira da Cunha.
Participam 12 navios nacionais e oito estrageiros, da Espanha, França, Holanda e Alemanha, forças de Fuzileiros Nacionais e espanholas e dois tipos de aeronaves da Força Aérea Portuguesa, num total de 4.000 militares,
De acordo com a Marinha, o exercício contribui para preparar as unidades envolvidas, proporcionando-lhes a manutenção de altos níveis de prontidão e interoperabilidade, assim como a coesão das forças e comandos envolvidos. Serão também testados procedimentos e tácticas associadas às disciplinas de guerra naval, «no âmbito de vigilância e interdição marítima, do desembarque anfíbio e das operações integradas no combate global contra o terrorismo e pirataria num cenário especialmente criado para o efeito», informa a Marinha.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio