Face à situação de conflito armado complexa que se vive na Líbia, a seguradora Gard, citada pelo Safety4Sea e com dados relativos a 8 de Abril, informou recentemente que nessa data permaneciam em funcionamento os portos líbios de Farwah, Bouri, Melittah, Zawia, Tripoli, Al Khoms, Misurata, Es Sider, Ras Lanuf, Marsa El Brega, Zuetina, Benghazi, Tobruk e Marsa El Hariga. Permaneciam encerrados os portos de Sirte e Derna.
Segundo a publicação, que cita a Gard, os portos abertos são considerados seguros para os navios e suas tripulações, porém, a volatilidade da situação aconselha que os operadores de transporte marítimo mantenham os tripulantes informados sobre os riscos possíveis ainda antes de entrarem em águas líbias. Para os petroleiros, existirá um risco específico associado ao contrabando de petróleo que se regista ao largo da costa ocidental do país.
Refere também a publicação que permanecem em vigor avisos anteriores que recomendam aos navios situados ou próximos da área militarizada a sul dos 34 graus de latitude norte que comuniquem a sua posição à Estação Costeira mais próxima para que recebam uma indicação da rota mais segura.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio