Já foi publicado em DR o diploma que regula o ITI Mar

Foi ontem publicado em Diário da República o diploma que institui o ITI Mar (Instrumento de Investimento Territorial Integral relativo ao mar), o mecanismo que regula a articulação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) com as políticas públicas do mar, em conformidade com Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020.

A implementação do ITI Mar fica a cargo de uma comissão composta pela Direcção-Geral de Política do Mar (DGPM), Agência para a Coesão e o Desenvolvimento, Autoridade de Gestão do Programa Operacional Mar 2020 e outras autoridades de gestão de programas operacionais com impacto no mar.

No prazo de quatro meses desde que reúna pela primeira vez, a comissão deve elaborar um quadro de referência sobre a incidência do mar nos vários programas operacionais, com indicação dos recursos financeiros a afectar ao mar, indicadores de monitorização adoptados e outra informação considerada útil para o efeito.

O diploma prevê mecanismos de assistência a potenciais promotores de projectos associados ao mar, uma bolsa de intenções (registo de projectos a candidatar aos FEEI), monitorização e avaliação da utilização dos FEEI e aconselhamento estratégico.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill