No próximo European Maritime Day, que se realiza nos dias 16 e 17 de Maio, em Lisboa, o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) vai apresentar o seu projecto Phasewind, um protótipo de inspecção de soldaduras das torres eólicas durante o processo de fabrico.
Além de “aumentar a produtividade na inspecção de torres de turbinas eólicas durante a fabricação”, esta solução tecnológica “garante uma maior qualidade de inspeçcão, ao ajudar a eliminar o erro humano durante a decisão de inspecção e detecção de defeitos”, refere o ISQ.
Trata-se de uma “solução inovadora de inspecção e monitorização que combina diferentes técnicas de ensaios não destrutivos e visuais para realizar inspecções de alta velocidade e automáticas às soldaduras das torres de turbinas eólicas”, nota o ISQ.
“Este sistema de inspecção totalmente automático não requer intervenção humana durante a sua operação porque consegue digitalizar e analisar o cordão de solda através de uma câmara de alta resolução e de técnicas ultrassónicas avançadas que analisam 100% do volume das soldas automaticamente, detectando assim os defeitos sem necessidade de presença de operadores”, conclui o ISQ.
Segundo apurámos, esta solução, sendo para a fase de fabrico, é aplicável a torres eólicas destinadas ao onshore e ao offshore e a sua divulgação no European Maritime Day tirará partido da presença no evento de “empreendedores, líderes de empresas ligadas ao mar, Governos, instituições públicas, ONG e universidades”, antecipa o ISQ.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios