O protótipo será apresentado durante o European Maritime Day, em Lisboa, com o nome de Phasewind
MIMRee

No próximo European Maritime Day, que se realiza nos dias 16 e 17 de Maio, em Lisboa, o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) vai apresentar o seu projecto Phasewind, um protótipo de inspecção de soldaduras das torres eólicas durante o processo de fabrico.

Além de “aumentar a produtividade na inspecção de torres de turbinas eólicas durante a fabricação”, esta solução tecnológica “garante uma maior qualidade de inspeçcão, ao ajudar a eliminar o erro humano durante a decisão de inspecção e detecção de defeitos”, refere o ISQ.

Trata-se de uma “solução inovadora de inspecção e monitorização que combina diferentes técnicas de ensaios não destrutivos e visuais para realizar inspecções de alta velocidade e automáticas às soldaduras das torres de turbinas eólicas”, nota o ISQ.

“Este sistema de inspecção totalmente automático não requer intervenção humana durante a sua operação porque consegue digitalizar e analisar o cordão de solda através de uma câmara de alta resolução e de técnicas ultrassónicas avançadas que analisam 100% do volume das soldas automaticamente, detectando assim os defeitos sem necessidade de presença de operadores”, conclui o ISQ.

Segundo apurámos, esta solução, sendo para a fase de fabrico, é aplicável a torres eólicas destinadas ao onshore e ao offshore e a sua divulgação no European Maritime Day tirará partido da presença no evento de “empreendedores, líderes de empresas ligadas ao mar, Governos, instituições públicas, ONG e universidades”, antecipa o ISQ.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill