Com quase 500 militares, a Força Naval Portuguesa começou ontem o seu primeiro exercício naval deste ano, no qual participam também forças norte-americanas e marroquinas
INSTREX19/ALCANTARA19

Começou ontem a fase de mar do INSTREX19/ALCANTARA19, o primeiro exercício naval de 2019 da Marinha portuguesa, e que se prolonga até 12 de Abril. Os principais objectivos do exercício “são o treino de operações litorais em grupo-tarefa promovendo as relações bilaterais com a Marinha Real Marroquina e o United States Marine Corps, que também participam no exercício”, esclareceu a Marinha.

Segundo a Marinha, o exercício “é conduzido segundo um cenário de crise regional que requer a intervenção de uma força-tarefa multinacional para a realização de uma operação destinada a contribuir para a segurança, estabilidade e paz da região, ao abrigo de um mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

A Força Naval Portuguesa que participa no exercício terá 492 militares no teatro de operações e “integra diversos meios da esquadra, nomeadamente, a fragata NRP Corte-Real (Navio-chefe), o reabastecedor NRP Bérrio e os navios de patrulha oceânica NRP Figueira da Foz e NRP Viana do Castelo”, apoiados pela fragata Marroquina RNM Sultan M. Ismail, esclareceu a Marinha.

Estes meios “irão operar com uma Força de Fuzileiros Nacional (Força de Desembarque), uma Força de Fuzileiros do U.S. Marine Corps, o Destacamento de Acções Especiais e diversas aeronaves da Força Aérea Portuguesa”, acrescentou a Marinha.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill