«O Centro de Reporte de Pirataria do International Maritime Bureau (IMB) desempenha um papel crucial na comunicação entre navios mercantes, autoridades costeiras e marinhas, e está preparado para tornar este esforço mais eficaz», afirmou Pottengal Mukundan, director do IMB, durante a reunião internacional sobre pirataria global, segurança marítima e assaltos à mão armada que a organização promoveu na Malásia, em 14 e 15 de Setembro.
Os representantes da indústria marítima presentes no encontro, que contou com mais de 200 delegados de 30 países, incluindo também representantes de agências de segurança, Governos, marinhas e sindicatos de tripulantes, sugeriram que o IMB poderia mesmo desempenhar um papel de liderança nesse processo. Os participantes concordaram que a reunião contribuiu para melhorar a compreensão das prioridades, capacidades e limitações, quer por parte da indústria, quer por parte de outros agentes.
Na agenda estiveram também os temas da utilização de guardas armados a bordo dos navios, a coordenação da utilização de meios em operações contra a pirataria, os desafios colocados pela aplicação da lei e a detenção e perseguição de piratas.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio