Sistema de banda Ku em submarinos de marca alemã

A Indra vai fornecer à construtora naval alemã ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) novos sistemas de comunicações por satélite para submarinos. A empresa já concluiu o desenho de um dos sistemas, de banda Ku, «baseado numa plataforma estabilizada de três eixos» e já desenvolvida no âmbito de outros contratos com a TKMS, conforme informa a Indra.

O nosso jornal procurou conhecer o valor do negócio junto de fonte autorizada próxima da fornecedora, a qual admitiu não existirem «dados partilháveis sobre o valor do negócio de fornecimento de equipamentos à TKMS». A empresa alemã, por nós contactada, optou por não comentar o assunto.

De acordo com a Indra, este equipamento permite «comunicações rápidas e seguras», aumentando a largura de banda e a «capacidade de transmissão de dados dos navios», reduzindo o «tempo de exposição da antena à detecção do radar por parte de navios e aeronaves». Os terminais estão «ainda dotados da capacidade de utilizar satélites de comunicações militares e satélites comerciais», permitindo aumentar a cobertura das comunicações e diminuir o custo operacional.

Nos últimos anos, a Indra equipou ou está em vias de equipar submarinos de várias armadas com os seus sistemas de comunicações por satélite, incluindo portugueses, italianos e turcos, entre outros, segundo informou a empresa.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill