Indonésia e Filipinas anunciaram irem assinar esta semana um acordo para a escolta armada das barcaças de transporte de carvão e fazerem assim face ao surto de pirataria que grassa na região.

A Indonésia e as Filipinas anunciaram irem assinar finalmente esta semana um acordo para a escolta armada de barcaças de transporte de carvão entre ambas as nações, de modo a fazerem assim face ao surto de pirataria que tem grassado na região, sobretudo praticado pelo grupo islamita Abu Sayaaf.

Como referido pelo Ministro Indonésio da Defesa, Manila já deu o seu acordo para os Navios Militares Indonésios acompanharem as barcaças de exportação de carvão até às aguas Filipinas, ponto a partir do qual a Marinha Filipina continuará a escolta até ao destino final e no regresso ás águas Indonésias.

Uma vez feito um relatório preliminar de quantos navios militares e do numero de militares que procedem à escolta, referiu ainda o Ministro Indonésio, não haverá problema na sua entrada em águas filipinas, tanto mais quanto, a partir desse momento, assumirão o comando das operações, não se prevendo quaisquer dificuldades estando os procedimentos devidamente estabelecidos e bem compreendidos.

A este acordo, deverá juntar-se igualmente a Malásia, esperando-se também até ao final da semana uma reunião tripartida para acerto final do acordo a ser assinado por todas as partes.

Entretanto, o grupo Abu Sayaaf já reivindicou o rapto dos cinco tripulantes filipinos desaparecidos desde Segunda-feira quando o seu rebocador foi encontrado abandonado com os motores ainda em funcionamento, não tendo todavia as respectivas autoridades querido revelar mais dados até ao momento.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill