O Grupo TMB e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique assinaram um protocolo de cooperação tendo em vista tanto o imediato desenvolvimento de Estágios de Verão como, a mais longo prazo, o estabelecimento de várias parcerias em âmbitos tão diversos como a formação profissional para o sector marítimo-portuário ou a organização de colóquios e seminários conjuntos, entre outros projectos a realizar no futuro.

Os primeiros Estágios de Verão, já a decorrer, consubstanciam-se, nesta primeira edição, na integração dos respectivos estagiários, por um período de dois meses, na Portmar, respeitando a ambas as linhas regulares da Mitsui OSK Lines e da Portline Cointainers Internacional, bem como no transitário Plogistics, facultando assim uma oportunidade de contacto real com as principais actividades do sector, incluindo visitas regulares ao terminal a fim de presenciar todas as operações in loco, como a abertura de contentores ou o carregamento de navios.

A Mitsui OSK Lines é um armador de carga contentorizada que serve o mercado português com dois navios semanais de Lisboa e Leixões para destinos do Extremo Oriente e África do Sul e a Portline Cointainers Internacional oferece um serviço quinzenal ligando o Norte da Europa, Portugal e a Costa Ocidental de África.

Em ambas as empresas os alunos da ENIDH desempenham as funções de Liner, prestando apoio administrativo e adquirindo experiência no software de cada armador, familiarizando-se com o modus operandi de uma linha regular.

O operador logístico Plogistics, para além das operações transitárias tradicionais, possui também actividade na área de armazenamento e depósito de contentores, possibilitando  aos respectivos estagiários o envolvimento em projectos de pesquisa de mercado, acompanhamento dos processos de agenciamento de navios, funções de grupagem e carga aérea.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill