Polícia Marítima divulga os números da operação na ilha grega de Lesbos.
Polícia Marítima

Nos últimos seis meses a Polícia Marítima resgatou 2.865 emigrantes e refugiados. Os números foram divulgados pela Autoridade Marítima Nacional, referindo que 778 eram bebés e crianças e 615 eram mulheres.

No total foram feitas 69 missões de busca e salvamento, efectuadas 6.000 milhas náuticas, navegadas em 1.094 horas.

De referir que a missão, com o objectivo de controlar e vigilância das fronteiras marítimas gregas tem assumido maioritariamente “um carácter de busca e salvamento e de ajuda humanitária aos emigrantes e refugiados que diariamente cruzam as águas”. Segundo a Autoridade Marítima Nacional “as pessoas resgatadas, que utilizam, na maioria das vezes, botes e embarcações sobrelotadas, sem condições de navegabilidade e em perigo eminente de naufrágio, procuram desesperadamente chegar à Grécia, mesmo sem quaisquer condições de segurança, muitas delas sem coletes salva-vidas, totalmente molhadas e correndo sérios riscos de entrada em hipotermia”.

Face a esta situação a equipa da PM tem distribuído, sempre que necessário, mantas térmicas para combater os efeitos de exposição ao frio, águas, bolachas e chocolates. “Os casos mais graves são dos bebés e crianças cuja resistência ao frio é muito menor.”

No combate ao crime transfronteiriço propriamente dito destaque para as cinco detenções de facilitadores em seis meses de missão.

E, desde 28 de Março, a capacidade operacional da PM foi reforçada com a presença de Viatura de Vigilância Costeira (VVC) e que opera em simultâneo e em coordenação com as embarcações TEJO e ARADE.

Neste momento, a equipa é composta por 11 Agentes da PM, 1 Técnico para o apoio e a manutenção das embarcações e 1 Técnico para a manutenção da componente eléctrica e electrónica da VVC.

Seis meses de operação:

– Missões de busca e salvamento – 69

– Pessoas resgatadas – 2865

– Pessoas resgatadas das quais bebés e crianças – 778

– Apoio de primeiros-socorros – 16

– Pessoas recuperadas sem vida – 5

– Facilitadores detidos – 5

– Horas de navegação – 1094

– Milhas náuticas efectuadas – 6000



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill