Este é o quinto facilitador que a equipa portuguesa detém
facilitador

A Polícia Marítima, que se encontra na Grécia, integrada na missão da agência FRONTEX POSEIDON RAPID INTERVENTION, anunciou ter detido, na madrugada de dia 28 de Fevereiro, um facilitador de nacionalidade turca. A acção foi efectuada durante uma patrulha de controlo de fronteiras da União Europeia.

A equipa da PM tinha iniciado a patrulha de controlo de fronteiras quando recebeu a indicação de que um facilitador acabava de desembarcar 15 emigrantes na zona de Eftalou e tentava regressar à Turquia mas estava com problemas no motor. Ao chegar ao local a equipa da PM encontrou uma embarcação de alta velocidade, com cerca de sete metros e capaz de atingir velocidades superiores a 40 milhas náuticas. O facilitador, que se encontrava escondido no interior da embarcação, não ofereceu resistência à detenção.

O facilitador em causa já se encontrava referenciado e apenas realizava transportes quando embarcações rápidas, como a portuguesa, não realizavam patrulha.

Depois de revistado, o facilitador foi transportado na embarcação ARADE, até ao porto de Molivos, onde foi entregue à Guarda-costeira grega. Durante a revista à embarcação rebocada a equipa da PM encontrou uma pistola “COLT” de 9mm e cinco munições.

Desde o início da missão, há cerca de cinco meses, a equipa da PM já deteve cinco facilitadores.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill