Bote estava sobrelotado e em dificuldades
emigrantes

Na manhã do passado dia 22 de Fevereiro a equipa da Polícia Marítima, que se encontra na Grécia, integrada na missão da agência FRONTEX POSEIDON RAPID INTERVENTION, resgatou um bote que se encontrava em dificuldades. A embarcação transportava 61 emigrantes, de nacionalidade afegã.

A equipa portuguesa procedeu ao embarque dos emigrantes para o interior da ARADE, tendo começado pelas mulheres e crianças. Estas apresentavam sinais de má disposição associada à agitação marítima.

O trabalho da PM foi auxiliado por uma das mulheres que, por compreender o inglês, traduziu as indicações da equipa portuguesa, o que facilitou a acção de resgate.

Dos 61 emigrantes resgatados 11 eram bebés e crianças, 16 mulheres e 34 homens, sendo que um idoso tinha mobilidade reduzida. Na chegada ao porto de Petra, os emigrantes encontraram diversas Organizações Não-governamentais, que os ajudaram no desembarque, assim como e autoridades gregas que realizaram o seu controlo e registo.

Até ao momento a equipa da Polícia Marítima já resgatou, em segurança e transportou para terra, 2.485 emigrantes e refugiados que corriam risco de vida, sendo 637 bebés e crianças.

A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de Setembro de 2016.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill