O Governo alemão anunciou o lançamento de um programa de financiamento para navios alimentados a gás natural liquefeito (GNL), com o objectivo de promover a utilização daquele combustível entre a indústria do transporte marítimo na Alemanha, refere o World Maritime News.
O anúncio surge poucos dias depois do MS Innogy se ter tornado o primeiro navio alimentado a metanol na Alemanha a entrar ao serviço, como navio de passageiros, e visa acelerar a introdução de combustíveis alternativos no transporte marítimo do país como meio de reduzir as emissões de poluentes no contexto das novas regras em matérias ambientais que se avizinham para o sector.
Segundo o jornal, foi anunciado que a abertura de candidaturas está a ser preparada e que serão elegíveis para financiamento as empresas detentoras de um navio ou que pretendam construir um navio, bem como entidades governamentais ou de direito público. O financiamento contemplará o equipamento de novos navios movidos a GNL e modernização de navios para propulsão com dois tipos de combustível.
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios