Já foi baptizado e entrou ao serviço, em Essen, a Capital Verde da Europa 2017, o primeiro navio de passageiros alimentado a metanol, que não tem impacto sobre o ambiente, segundo a empresa promotora do projecto
MS innogy

O MS innogy tornou-se no primeiro navio alimentado a metanol na Alemanha a entrar ao serviço, como navio de passageiros, refere o World Maritime News. A cerimónia formal de baptismo do navio ocorreu no Lago Baldeney, em Essen (Alemanha), que este ano conquistou a distinção de Capital Verde da Europa.

Segundo informa a innogy SE, a empresa que promove este projecto, o navio é alimentado por uma célula de combustível de metanol (um álcool líquido de elevada densidade energética), e não tem qualquer impacto no ambiente porque toda a energia necessária provém de fontes renováveis.

Segundo a empresa, o CO2 é filtrado do ar envolvente e convertido em metanol com auxílio de electricidade e água, numa instalação de 2×2 metros. Em contrapartida, uma célula de combustível utiliza o metanol para produzir electricidade a bordo e abastece um motor eléctrico apoiado por uma bateria. Quando em utilização, o mecanismo só liberta o volume de CO2 que é filtrado do ar para produção de metanol.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill