A BIMCO acaba de lançar um alerta de prudência nas comunicações com o Gana, sob pena de se estar a beneficiar os piratas.

 

 

A BIMCO, a principal associação mundial de armadores, lançou um alerta para se redobrarem os cuidados quando se procede à comunicação com o Gana e, muito em particular, como o Centro de Vigilância da Pirataria, sedeado em Accra, uma vez existirem fundadas suspeitas de uma falha de segurança que permite aos piratas o acesso a informação relevante.

Nesse enquadramento, a BIMCO aconselha aos navios o maior cuidado no envio de informação que os possa identificar e localizar, apesar de o Centro defender que tal acusação de falha de segurança não possui qualquer fundamento.

O Centro Marítimo de Informação de Accra foi criado há dois anos por iniciativa da indústria petrolífera britânica com o intuito de prevenir os actos de pirataria na zona e controla o registo de vigilância voluntário de cerca de 9 000 navios por mês.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill