Base Naval, Tróia e Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz serão os cenários dos exercícios militares até 3 de Março
Special Purpose Marine Air-Ground Task Force

Até 3 de Março, realiza-se um exercício militar entre os Fuzileiros e a Special Purpose Marine Air-Ground Task Force (SPMAGTF) do United States Marines Corps (USMC) na Base Naval de Lisboa, no Ponto de Apoio Naval de Tróia e no campo de tiro do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz.

Segundo a Marinha, o objectivo do exercício é o “reforço da partilha de experiências e conhecimentos nos vários domínios de actuação a fim de elevar os níveis de interoperabilidade e proficiência mútuos”.

Numa primeira fase, o exercício contempla “as competências básicas de um fuzileiro”, através de “treinos parcelares nas áreas de combate em ambiente urbano, realização de tiro de combate com recurso ao armamento orgânico, testes de comunicações com os equipamentos rádio de cada força e treino de socorrismo em combate”.

Numa segunda fase, decorrerão “acções deliberadas impondo maior capacidade de comando e controlo, nomeadamente: uma incursão ao Campo de Tiro de Pinheiro da Cruz, com uso de munições reais; e a realização de um ataque deliberado integrando ambas as forças sob comando combinado”, esclarece a Marinha.

“Posteriormente, será realizada uma demonstração de capacidades por cada força”, durante a qual “a SPMAGTF irá demonstrar como monta e opera um Centro de Controlo de Evacuados e a Força de Fuzileiros irá demonstrar como reage a uma situação de calamidade e apoio à população”, refere a Marinha.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill