Manila anunciou Terça-feira ter rejeitado a proposta de Pequim tendo em vista o início de negociações bilaterais sobre o Mar do Sul da China.

Manila anunciou Terça-feira ter rejeitado a proposta de Pequim tendo em vista o início de negociações bilaterais sobre o Mar do Sul da China uma vez ter como pré-condição a não discussão da decisão do Tribunal Arbitral de Haia que anula as pretensões chinesas sobre a área em disputa, dando provimento às reclamações filipinas.

De acordo com as declarações do Ministro Filipino dos Negócios Estrangeiros, Perfecto Yasay, após um encontro com o seu homólogo Chinês, Wang Yi, à margem de um encontro na Mongólia entre líderes Asiáticos e Europeus, ao ter referido a decisão de Haia como ponto de partida, a resposta terá sido que, mantendo tal insistência, o resultado final tenderia a ser a confrontação, admitindo porém entender tais afirmações mais para consumo dos meios de comunicação que uma posição oficial definitiva, vendo ainda espaço para negociações calmas e profícuas se realizadas de forma mais discreta.

Por seu lado, em declarações públicas, Wang Yi não deixou também de enfatizar ser do interesse de ambas as partes e dos respectivos povos, sentarem-se à mesa das negociações, não referindo sequer a questão das pré-condições.

Manila, entretanto, tem um ponto prioritário a resolver com Pequim como é o regresso dos pescadores filipinos aos contestados baixios das Scarborough sem serem perseguidos pela Guarda-Costeira Chinesa, como tem sucedido.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill