Na reunião de ontem dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Chefes de Estado Maior das Forças Armadas em Jacarta, ficou determinada a coordenação de patrulha do Mar do Sul das Filipinas.

Reunidos ontem em Jacarta, os Ministros dos Negócios Estrangeiros e Chefes de Estado Maior das Forças Armadas das Filipinas, Indonésia e Malásia, ficou determinada a coordenação de patrulha do Mar do Sul das Filipinas mas não, ao contrário do que a Indonésia tinha chegado a propor, a realização de patrulhas conjuntas.

A reunião e decisão surge, como se sabe e aqui foi já noticiado, na sequência do surto de ataques e raptos verificados no Mar do Sul das Filipinas, em particular no Mar de Sulu e Mar de Cilebes, pelo grupo radical islâmico Abu Sayyaf que não se coibiu mesmo e decapitar um refém canadiano há pouco mais de uma semana e, apesar da libertação ocorrida no fim-de-semana passado de dez tripulantes indonésios, ainda mantém em seu poder cerca de 8 reféns, ameaçando voltar a matar caso os resgates exigidos não sejam pagos.

Nesta circunstância, a coordenação de patrulhamento significa apenas coordenação das patrulhas dos vários países nas respectivas áreas sob jurisdição nacional mas sem cruzamento de fronteiras como sucederia caso a proposta indonésia tivesse sido aceite, uma vez as patrulhas passarem a ser constituídas por navios de todas as três nações.

Nesta solução mitigada, o principal objectivo será estabelecer corredores de segurança, havendo um ponto focal em cada nação, com ligação directa entre si, para permanente troca de informações.

Nesse enquadramento, a resposta às ameaças será igualmente coordenada entre as três Marinhas de Guerra, esperando-se, para breve, o estabelecimento de um Código de Procedimentos Operacionais Comuns, a ser elaborado entre as Agências de Segurança dos três países.

Entretanto, a Associação Indonésia de Armadores, tem vindo a aconselhar igualmente os seus membros a navegarem sempre em comboio nas áreas consideradas de maior risco.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill